Todo novo empresário com um modelo de negócios sólido, forte ética de trabalho e a quantidade certa de persistência tem uma receita para o sucesso. Mas confiar estritamente na motivação e na receita não é suficiente para sustentar ou aumentar uma startup a longo prazo. Para isso, é aconselhável começar a investir para criar capital nos seus negócios.
A estratégia de investimento certa pode ajudá-lo a criar uma boa plataforma financeira para sua empresa, além de ajudar a sua empresa a evoluir. Alguns investimentos podem custar a você no começo, mas os melhores podem gerar retornos substanciais.
E para isso nada melhor que estar sempre atento as melhores estratégias empresárias existentes, acompanhando sempre portais de conteúdo business sérios como o Trendszone.
E independente se você já tem uma empresa estruturada ou ainda esta iniciando em um Coworking sem estrutura própria, você já precisa ter estes assuntos em mente.
Seja você um novato ou um veterano, aqui estão cinco itens essenciais em que qualquer empreendedor deve investir.
Índice
1. Análise Competitiva
Nenhuma empresa de sucesso opera no vácuo. Para garantir o sucesso contínuo, você precisa ficar de olho nos concorrentes. Quais são seus pontos fortes e fracos, suas vantagens ou desvantagens e como você se compara? A realização de uma análise aprofundada dos concorrentes em sua vertical pode ajudar a descobrir novas estratégias ou mudanças no mercado que você pode usar para diferenciar sua empresa e permanecer relevante em seu setor. Ao entender seus rivais, você pode entender melhor a si mesmo.
Análises competitivas úteis e completas exigem tempo e dinheiro. A contratação de uma empresa de investimento ou de marketing é uma opção que pode economizar seu tempo de equipe, porque a empresa externa pode fazer toda a pesquisa e mineração de dados para você. Se essa opção for proibitiva de custos, no entanto, você poderá conduzir sua própria análise por meio de pesquisas e pesquisas e estudando os métodos de publicidade, mensagens e marcas de seus concorrentes.
Uma análise competitiva pode fornecer uma visão mais clara de onde sua empresa está, quais são seus objetivos e qual direção você pode seguir. No processo, você pode obter insights mais profundos sobre as necessidades de seus clientes e avaliar seus resultados para ajudá-lo a formular novas metas de negócios.
2. Mídias sociais e publicidade
Os clientes não virão bater se não souberem que você existe – e nenhuma quantidade de pensamento mágico criará novas oportunidades de negócios. Parte da criação do burburinho dos negócios é tornar-se mais visível, e a etapa mais simples de conseguir isso é desenvolver uma presença nas mídias sociais e se envolver com sua base de clientes.
Primeiro, você precisa garantir que seu site esteja atualizado. Seja usando sua própria equipe ou um conceituado Web designer, invista os recursos necessários para garantir que seu site seja compatível com dispositivos móveis, equipado com recursos de clique para ligar e inscrição fáceis de usar e projetado para converter os visitantes em clientes pagantes.
Em seguida, acesse o Facebook, LinkedIn, Twitter e outras plataformas de mídia social para começar a criar visibilidade. Escolha suas plataformas com cuidado para direcionar seus esforços para sites em que sua base de clientes esteja ativa e evitar desperdiçar seu tempo e publicações em sites que não são adequados ao seu produto, serviço ou marca.
Aproveite as mídias sociais para promover negócios, educar clientes em potencial sobre seus produtos e serviços e interagir com eles para criar lealdade à marca. Investir algum dinheiro em anúncios do Facebook, por exemplo, pode impulsionar o burburinho em torno da sua marca e não apenas colocar seu nome na frente de novos clientes, mas também mantê-lo na frente dos clientes anteriores para gerar negócios repetidos.
3. Pessoas inteligentes
Atrair os melhores talentos pode manter a produtividade alta e as metas no alvo. Os funcionários e associados certos podem ajudá-lo a manter um padrão de qualidade mais alto em todas as facetas de suas operações comerciais, desde a geração de ideias e execução de tarefas até a colaboração em geral e o moral do local de trabalho.
É fundamental nutrir sua equipe para que o crescimento não fique estagnado. Funcionários e contratados inteligentes podem se tornar mais inteligentes quando você investe no desenvolvimento profissional. Considere pagar para fornecer a eles cursos de treinamento on-line ou externos para expandir seus conjuntos de habilidades. Envie funcionários específicos para conferências profissionais para obter informações e oportunidades de negócios que possam beneficiar sua empresa.
Além disso, simplesmente investir tempo para fornecer feedback individual, avaliações trimestrais e exercícios de formação de equipes é uma maneira econômica de manter uma equipe afiada que contribui para o seu sucesso compartilhado. Você também nunca deve parar de aprender. Warren Buffett, por exemplo, lê por horas todos os dias, e Mark Zuckerberg aprendeu a falar mandarim para facilitar uma melhor comunicação com os clientes na Ásia. Manter o entusiasmo pelo aprendizado pode ajudá-lo a aumentar suas próprias contribuições para o seu negócio.
4. Ótima tecnologia
Uma maneira de facilmente ficar para trás da concorrência é não aproveitar as novas tecnologias. Investimentos simples em software de contabilidade ou controle de tempo, novo hardware e software de computador podem ajudar a aumentar a produtividade da sua empresa. Garantir que sua equipe tenha as ferramentas necessárias, da Internet de alta velocidade até máquinas de linha de produção bem mantidas, pode economizar seu tempo em cada etapa da sua cadeia de suprimentos.
Para fornecedores de ponto de venda, investir em plataformas de pagamento com tela sensível ao toque, como a Square Cash ou uma caixa registradora para tablets, por exemplo, pode ajudar a aumentar seus resultados, tornando-o acessível a um número maior de clientes. E programas como o Pipedrive podem reduzir o tempo necessário para elaborar propostas, enviar e receber documentação e obter assinaturas. Esses tipos de investimentos internos em tecnologia podem fazer uma diferença significativa na maneira como seus negócios funcionam e são percebidos externamente.
5. Outras startups
Se você precisar de financiamento, vários sites podem conectar empreendedores e startups com investidores. Os investidores anjos, por exemplo, podem dar aos empreendedores o capital necessário em troca de uma participação nos negócios.
Quando o seu sucesso oferece a oportunidade de ajudar os outros da mesma maneira que um investidor ajudou na sua inicialização, você pode experimentar um novo nível de sucesso. Investir para apoiar startups novas e emergentes em sua jornada pode ajudá-lo a fazer contatos com outros empresários e investidores, que é uma maneira inteligente de continuar aprimorando sua marca. Nesse processo, você pode acompanhar as novas estratégias e tecnologias de negócios que podem mantê-lo viável e vital nos próximos anos.
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É Administrador, especialista em Estratégia e Marketing, e MBA em Gestão Empresarial. É colunista de diversos sites especializados no universo das compras online. Caçador de cupons de desconto, é co-fundador do Agora Cupom, portal gratuito de códigos promocionais de milhares de lojas virtuais.