No primeiro momento em que pensamos em abrir um negócio, a primeira pergunta que vem a mente é: como vender o meu produto? O seu próprio negócio de beleza deve ter um planejamento de marketing inteligente e eficiente. Antes de tudo, o dinheiro para começar. Depois, um logotipo memorável, um site e panfleto, mais um milhão de coisas surgem a mente para impactar seus clientes e público.
O corpo e a saúde têm se tornado cada vez mais influente para todos os tipos de pessoas. Produtos diversificados, suplementos e inúmeros tipos de tratamento para a pele, corpo e o cabelo. De grande valor agregado, suas margens de lucro elevadas já estão garantidas. Afinal, quem não usa um cosmético.
Então, você não está gastando, apenas investindo. O mercado é extremamente promissor, sendo que o comércio eletrônico tem cada vez mais atraído a atenção de empreendedores e dos consumidores. Supere as suas incertezas e garanta a segurança, conforto e qualidade na venda de produtos e serviços pela internet.
Inclusive, os procedimentos de e-commerce são os básicos. Veja:
- Anunciar
- Vender
- Embalar
- Entregar
Índice
1) A primeira etapa – Por onde começar
A primeira etapa é distinguir o perfil do público-alvo e quais os desafios a serem superados. Depois, os aspectos como a legislação precisam ser levados em consideração de forma segmentada. A categoria Cosméticos e Perfumaria está entre as cinco categorias com grande volume de pedidos na internet.
2) Analise as tendências e conheça o que os consumidores precisam
Primeiramente, é preciso saber o que mais sai no mercado. Isso se você quer estar na frente dos seus concorrentes. É muito importante se manter atualizado. Busque instagram, face e todas as fontes de conteúdo possíveis para você entrar no mundo da beleza.
Leia muitos artigos de moda, assista a vídeos relacionados com a maquiagem no YouTube e acompanhe todas as tendências de beleza nas mídias sociais. Ideias não faltarão para o seu negócio. Inclusive, as pesquisas também são muito importantes para descobrir que tipo de produtos de beleza e o que os consumidores mais buscam. Inove em seus próprios produtos e negócio.
3) Qual a personalidade da sua marca?
Se imagine como um cliente, qual a primeira impressão que deve passar?
Você deve pensar minuciosamente sobre a identidade da sua marca que deseja criar. Deseja ser muito famoso ou eficiente? Você quer que as pessoas a vejam como uma marca de cosméticos que vai empoderar mulheres? Sabemos o quão estão em alta as marcas que mais se preocupam com o meio ambiente. Portanto, alertar sobre uma questão social ou ambiental e envolver cada vez mais clientes para resolver problemas juntos.
4) Adicione mais valor aos seus produtos
Marcas diferentes é o que não faltam, afinal, falamos de um dos maiores ramos de comércio. Descobrir o que falta no mercado é o primordial. Quais tipos de base existem e o que os consumidores desejam e não tem? Quais problemas as pessoas possuem em adquirir cosméticos pela internet?
5) Vá para onde seus clientes estão
Existem inúmeros canais para captar os seus clientes. A geração Y compõe a maioria dos fãs de cosméticos. Portanto, certifique-se de facilitar a localização da sua marca on-line e de estar com toda tecnologia disponível.
Se permita mudar de opinião e ramo, não se apegue. Por vezes, as pessoas se fixam em ideias que não podem ser viáveis no momento. Busque pautar suas ideias em atitudes concretas e realistas com o mercado. A ideia é vender gelo para esquimó.
6) Ofereça excelente experiência ao cliente
A experiência que o cliente tem com sua loja conta muito. Diversos recursos e ferramentas estão disponíveis para que você consiga trazer a sua loja nas mãos dos clientes. Do que você mais gosta? Quando você está no shopping, as lojas que trazem maior contato e experiência com o produto vivem lotadas. Afinal, o famoso grátis sempre chama muita atenção. No entanto, você deve pensar em algo diferente e não se focar em prestar o mesmo serviço que todos prestam.
7) Originalidade dos produtos
Falamos acima de como é ser original. Destacar a credibilidade dos produtos é mais que importante. Atualmente, possuímos um leque de produtos falsificados e que podem causar danos a saúde, em especial de marcas famosas. Para evitar problemas desse tipo, as lojas virtuais voltadas para o segmento de beleza precisam trazer produtos originais e ter cautela com relação a isso.
Destacar aspectos como qualidade e despertar a confiança dos produtos originais é a melhor estratégia para concorrer com os falsificados, mesmo que o preço dos produtos originais seja maior.
8) Relacionamento com a indústria
Geralmente, as grandes marcas não buscam pequenos varejistas. É para isso que existem diversos distribuidores. Embora o relacionamento final seja com o varejista, é possível que você encontre barreiras com os peixes grandes. É assim que a marca ou produto vai ser formada e viralizada. Por isso, pode ser interessante para a indústria saber como você anda fazendo as suas vendas e divulgando seu mercado.
9) Venda de serviços
Para atrair mais vendas, algumas estratégias como as promoções ou pacotes exclusivos chamam muita atenção. Por exemplo, 30% de desconto na escova e ganha o creme para hidratação. Inclusive, pode distribuir um e-book gratuito para atrair clientes.
Uma estratégia muito utilizada são os brindes. Existe a possibilidade de você criar um outro canal, sem ser a loja, para chamar atenção dos consumidores.
10) Ferramentas de busca
A busca orgânica é a propaganda não paga das ferramentas de busca. Imaginou ser o primeiro do topo da página do Google? A dica é que você inclua as palavras-chave em campos estratégicos, títulos otimizados, descrições e URLs. Use sempre no título e na URL o nome do seu produto. Aqueles caminhos da página – maquiagem > face > base – também facilitam muito a sua busca. Preencha sempre tudo com muita coerência e sinceridade. Na descrição do produto, utilize as palavras-chave destacadas em negrito.
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11) Redes sociais
Qual é o perfil do seu negócio? Essa é a primeira pergunta para definir as estratégias de venda. Onde está o seu público-alvo? Com quais redes sociais tem maior interação? Faça perguntas e respostas, questione e pesquise o mercado. Não se trata de uma divulgação, mas de utilizar as redes sociais para transmitir informações e conteúdos que vão agregar ao consumidor. Por exemplo, as tendências e lançamentos bombam nas redes. Para esse segmento, os blogs de moda vão impulsionar suas vendas.
12) Obtenha opiniões e melhore
Os erros são inevitáveis, portanto, aprenda com eles. Simplesmente avance na sua carreira e decole para vender muito mais. Nem que seja necessário um especialista.
Por exemplo, se você criar um site, os internautas devem ter acesso sem reclamar de problemas com o site. Se alguns especialistas apontam melhorias, abrace as ideias com carinho e siga. Da mesma forma, esteja preparado para fazer o melhor planejamento de marketing.
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É Administrador, especialista em Estratégia e Marketing, e MBA em Gestão Empresarial. É colunista de diversos sites especializados no universo das compras online. Caçador de cupons de desconto, é co-fundador do Agora Cupom, portal gratuito de códigos promocionais de milhares de lojas virtuais.