As mudanças no mercado virtual acontecem de maneira célere. Isso ocorre porque esse modelo de negócios é mais fácil de reinventar.
Mudar um site de um e-commerce, é muito mais fácil do que mudar uma loja física. Desse modo uma loja off-line demora mais tempo para ter as tendências do momento em suas vitrines.
Se você ainda não está atuando no mundo online é melhor você se atualizar! E para ficar por dentro de todas as tendências do mundo do e-commerce em 2020, preparamos uma lista das cinco novidades que vamos ter.
Índice
1# Mais conforto e praticidade
99% dos clientes de e-commerce compram porque não acham tal produto nas lojas da sua cidade, e quando acham ou é muito caro ou é de baixa qualidade. Ou seja, comprar em um e-commerce acaba sendo, portanto, a última opção.
Isso acontece porque o seu cliente não gosta de esperar. Na verdade, ninguém gosta. E ter que esperar 21 dias para ter o produto em suas mãos pode ser muito frustrante.
Porém, esse problema pode ser resolvido com uma estratégia que já está sendo aplicada pelas grandes empresas do mercado exterior como a Amazon.
A estratégia é ter a modalidade de entrega chamada Next Day Delivery. Essa estratégia consiste em entregar o produto para o seu cliente no dia seguinte, independente do local onde ele mora.
Para você aplicar essa estratégia, teria que ter um estoque em cada estado para, assim, poder fazer as entregas.
Você pode ir adicionando essa tendência no seu e-commerce de alimentos, roupas ou até mesmo em uma loja de som automotivo, independentemente do seu nicho. Antes de tudo, você disponibiliza essa entrega para algumas regiões mais próximas do seu estoque e aos poucos vai expandindo.
2# E-commerce na palma da sua mão
Cá entre nós: você e eu sabemos que, cada vez mais o tráfego de pesquisas em relação a dispositivos mobile está aumentando, e a tendência é crescer mais ainda.
Sabendo disso você deve fazer com que o seu site seja o mais leve possível. Pois, afinal a internet móvel do Brasil não é de boa qualidade.
Ainda visado essa tendência, seria interessante e de extrema lucratividade você desenvolver um aplicativo para o seu e-commerce. Ele pode ser mais acessível e vai carregar ainda mais rápido. Assim, você vai melhorar a vida do seu cliente.
O fato de você criar um aplicativo para o seu e-commerce também vai fazer com que o seu cliente vicie em sua marca e, assim, vai aumentar o LTV dele.
3# “O Vencedor Leva Tudo”
Esse é um conceito americano que fala que todos os mercados que estão em crescimento acelerado, começam a ficar desiguais.
Ou seja, o cliente não quer mais consumir das pequenas empresas, e ao invés disso, ele busca as empresas já consolidadas que têm um certo nome no mercado.
Primeiro, você tem que ter o melhor produto e o melhor atendimento do mercado. Segundo, você deve dar conforto para o seu cliente ter uma loja acessível e fácil de achar.
Terceiro, você tem que criar uma conexão com o seu cliente.
4# Chatbots
Os chatbots são robôs com inteligência artificial que vão auxiliar o seu cliente nas compras. Eles podem tirar dúvidas corriqueiras, apresentar soluções, discutir uma reclamação, entre outras coisas.
Os bots aumentam a experiência do seu cliente e fazem com que ele se sinta importante, pois está recebendo um atendimento especial.
Diferente de um humano, o chatbot pode fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Ele veio para substituir as velhas páginas de FAQ, que não eram nada animadoras para o seu cliente.
5# Humanizar a marca
Pessoas gostam de ter relações com pessoas, e a venda é uma espécie de relação.
Visando isso você deve humanizar a sua marca. Essa humanização pode acontecer de várias maneira. Veja:
- Crie um personagem para o seu e-commerce, Ex: A Magalu do Magazine Luiza, caso você não queira gastar dinheiro com designer gráfico, sugiro que você apareça nas câmeras e mostre quem é;
- Crie vídeos de apresentação do produto com você ou com o seu personagem falando e explicando sobre o produto;
- Conte a história do seu e-commerce e o motivo pelo qual ele foi criado.
Essas cinco tendências para e-commerce em 2020 e anos seguintes mostram que a experiência do usuário e a Inteligência Artificial vão dominar as discussões!
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É Administrador, especialista em Estratégia e Marketing, e MBA em Gestão Empresarial. É colunista de diversos sites especializados no universo das compras online. Caçador de cupons de desconto, é co-fundador do Agora Cupom, portal gratuito de códigos promocionais de milhares de lojas virtuais.