Você já pensou na possibilidade de ver seu negócio sendo acessado continuamente sem ter que gastar parte importante do seu lucro com o uso frequente dos anúncios?
Você tem ficado extremamente preocupado com o fato de que apesar de você investir em anúncios, não está recebendo o retorno do público que esperava?
Talvez seja a hora de você conhecer as estratégias de SEO, com elas é possível conseguir aumentar seu público alvo a partir da premissa de que seus potenciais clientes estarão constantemente procurando no Google por uma solução para seu problema.
E você pode ser a solução para o problema de seus clientes, porém eles nunca saberão disso se não souber que você existe!
Aplicar estratégias de SEO é garantir que seu negócio estará bem ranqueado pelo Google e que assim, haverá mais chances de você ser uma opção para aquele cliente indeciso e competir de fato com empresas que já estão no ramo.
Para isso, é importante primeiro que você saiba por onde começar! Por isso, esse artigo se destina a compartilhar conhecimento básico, mas não menos importante,sobre o que é o SEO e oferecer dicas de otimização de SEO para ecommerce.
Índice
O que é SEO: utilizando SEO para ecommerce
Divulgar no Google não é uma tarefa fácil: já se sabe que grande parte das pessoas não passam dos primeiros resultados nas buscas o que significa que o cliente provavelmente não conhecerá grande parte dos empreendimentos disponíveis.
Isso significa que, não importa se seu produto ou serviço é de boa qualidade, você precisa ser visto e conhecido pelos seus clientes.
É nesse sentido que aprender SEO é essencial. A sigla é derivada do conceito de Search Engine Optimization, traduzindo para o português: otimização para mecanismos de pesquisa.
Basicamente, significa que o Google por meio do uso de robô e algoritmos quer apresentar a melhor experiência para seus usuários, para isso ele desenvolveu critérios de ranqueamento, isto é, elementos que tornam um site adequado para aparecer nos primeiros resultados. Caso você não queira fazer isso sozinho, você pode considerar contratar um Freelance Web Designer ou um profissional do Marketing Digital para te ajudar.
Para saber quais são esses critérios, continue lendo, pois seguir esses critérios são as melhores formas de você ranquear bem no Google:
Técnicas de SEO para ecommerce: como estar nas primeiras páginas do Google
1. Utilize palavras-chave e LSI Keywords
As palavras-chave são as palavras empregadas pelos usuários no Google para conseguir acessar determinado conteúdo.
Então quando um usuário quer acessar determinado conteúdo ele escreve no buscador do Google uma palavra ou um conjunto de palavras que o direcionará a uma página onde ele encontrará o conteúdo relacionado a palavra-chave.
As LSI Keywords são as palavras relacionadas a palavra-chave principal. Por exemplo, se a palavra-chave for ‘’produtos de beleza’’ outras palavras como ‘’maquiagem’’ poderão está relacionadas.
Você se lembra quando foi mencionado sobre a qualidade do conteúdo ser fator de ranqueamento?
O uso de palavras-chave e LSI Keywords será um dos elementos que ajudará aos algoritmos do Google entender se o seu conteúdo é coerente com o que o usuário busca ou não, sendo uma excelente forma de aumentar as vendas no seu ecommerce.
2. Faça Link Building e Guest Posts
Os Link Buildings são associações de links internos ou externos em suas publicações no seu blog.
Os links internos auxiliam na garantia de permanência do usuário no site enquanto a linkagem externa se trata da indicação de seu site por outras páginas, esse último é muito mais difícil de ser feito.
No geral, o Link Building é responsável por transmitir confiança para o Google sobre a natureza de seu site. Por exemplo, se sites citarem em suas publicações a sua página, o Google entenderá que seu site possui grande autoridade e te ranqueará melhor nas buscas.
Entretanto, não é fácil fazer Link Building, especialmente a linkagem externa.
Para consegui-la, é possível negociar com esses sites para que você possa publicar um artigo para a página que você quer ver seu site ser relacionado ou até negociar para fazer a propaganda de seu produto.
Essa prática se chama a Guest Post, traduzido literalmente, como publicação de convidado.
3. Faça um site acessível para os dispositivos
Para garantir que você de fato consiga aumentar suas vendas é necessários que os visitantes permaneçam o suficiente no seu site para isso.
Se o seu site possui uma estrutura confusa ou bagunçada e não for compatível a alguns dispositivos como smartphones ou tablets você será penalizado.
Por isso, não deixe de se atentar a estética de seu site, sobre a acessibilidade do mesmo, garantindo que o usuário consiga se locomover de forma rápida e intuitiva.
O que você aprendeu nesse artigo?
Esse artigo mostrou para você formas de conseguir aumentar as suas vendas a partir da produção de conteúdo e na organização do site. Dessa forma, você conseguirá a permanência e a atração de novos clientes.
É importante pontuar que estratégias de SEO não são instantâneas, mas um processo contínuo que promete aumentar a chance de resultados positivos a partir da persistência.
Portanto, comece a aplicar SEO no seu site e observe com o tempo o seu fluxo orgânico aumentar na mesma medida que suas vendas!
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É Administrador, especialista em Estratégia e Marketing, e MBA em Gestão Empresarial. É colunista de diversos sites especializados no universo das compras online. Caçador de cupons de desconto, é co-fundador do Agora Cupom, portal gratuito de códigos promocionais de milhares de lojas virtuais.