Em meio a essa pandemia provocada pelo coronavírus Covid-19, milhares de pequenos negócios em todo o mundo tiveram que fechar suas portas e os restaurantes precisam se adaptar, urgente, para os modelos de venda de comida por delivery, já que esta modalidade aumentou bem a demanda.
Brasileiros de norte a sul mudaram suas rotinas, muitos trabalhando em modelo home office, e passaram a pedir comida em restaurantes delivery, alguns usam até cupons de desconto para economizar nas despesas.
Como o seu restaurante pode aproveitar este momento para manter as atividades? Simples, se adaptando rápido a este novo cenário e tomando os cuidados necessários para preservar a saúde de funcionários e clientes.
Cuidados necessários para vender comida por delivery
É importante destacar que existem alguns tipos de comida que são facilmente adaptados ao modelo de entregas. Dentre eles, temos os hambúrguer, pizzas, açaí, bebidas. Outros alimentos exigem cuidados com a embalagem e o manuseio, são os casos das feijoadas, por exemplo.
Se você nunca atuou com delivery de comida, avalie algumas situações e possíveis adaptações para aproveitar a demanda e continuar com o seu restaurante funcionando:
Tenha um sistema de entrega – Esse assunto pode ser facilmente suprido por meio de diversas empresas que atendem por meio de aplicativo. Você pode ainda oferecer o serviço de entrega de comida com motoboys e ciclistas contratados para tal função.
Ofereça pagamento online – Já foi noticiado que o vírus da Covid-19 permanece vivo por até três dias em superfície plástica ou de ferro. Sabendo disso, o uso de cartões de débito e crédito e a maquininha podem elevar os riscos de contaminação. Para proteger entregadores e clientes, ofereça uma solução para que o valor seja pago direto no aplicativo ou por meios eletrônicos.
Adapte o cardápio – Dependendo do tipo de atuação, seu restaurante precisa passar por algumas mudanças no cardápio para vender comida por delivery. Crie kits, adicione bebidas e sobremesas para ter um ticket médio mais interessante. Evite pratos com menos saídas e aposte nos campeões de audiência.
Tenha um atendimento online – Além de usar os aplicativos de venda de comida por delivery, explore também os grupos de WhatsApp e de Facebook. Deixe claro os horários de pedidos e prazo de entrega para não frustrar o consumidor. Se possível, tenha uma comunicação menos formal e mais amiga do seu cliente. Isso pode fazer toda a diferença!
Proteja funcionários e clientes – Vivemos um período único na história recente. Isso obriga empresas e consumidores a adaptar suas rotinas e a venda de comida por delivery é uma dessas novidades que pegou muitos ambientes despreparados. Além disso, as formas de contágio exigem medidas mais delicadas para proteção.
Além da recomendação sobre o uso de pagamentos online, como destacado acima, o restaurante ou lanchonete que pretende entrar neste tipo de entrega deve também tomar algumas medidas, tais como:
- oferecer luvas, toucas e máscaras aos funcionários;
- oferecer álcool em gel aos entregadores;
- embalar cada entrega com uma proteção específica;
- oferecer a entrega sem contato.
Estas ações reduzem o contato humano e, consequentemente, a possibilidade de circulação do vírus mortal que provocou esta pandemia.
Fidelize e venda mais
Em todo negócio, é importante pensar em estratégias para fidelizar consumidores, gerar mais pedidos e aumentar o valor da compra. Quem é novo no universo de venda de comida por delivery pode fazer algumas ações que levam o consumidor a pedir novamente e sempre.
Primeiro, atenda com eficiência aquilo que foi pedido e cumpra o prazo estabelecido. Um dos maiores motivos de reclamação é o atraso na entrega. Seja honesto e atenda todas as promessas feitas ao consumidor.
Segundo, ofereça alguma modalidade de bonificação por fidelidade. Por exemplo, a cada nove pedidos, entregue o décimo sem nenhum custo ao consumidor.
Terceiro, dê frete grátis para pedidos acima de um valor que seja interessante para o seu negócio. Isso elevará a sua geração de receita e beneficia diretamente o consumidor.
Em quarto lugar, faça uma pesquisa de satisfação e adapte o seu cardápio, sempre que possível, para atender pedidos maiores de consumidores que estejam com a família toda confinada. Ao colocar todas estas medidas em prática, dentro das limitações que a sua região exige, e mesmo após essa pandemia, você terá a possibilidade de explorar os serviços de venda de comida por delivery e ter sucesso nesta empreitada.
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É Administrador, especialista em Estratégia e Marketing, e MBA em Gestão Empresarial. É colunista de diversos sites especializados no universo das compras online. Caçador de cupons de desconto, é co-fundador do Agora Cupom, portal gratuito de códigos promocionais de milhares de lojas virtuais.