Por conta da pandemia de coronavírus (Covid-19), inúmeros estabelecimentos no Brasil estão tendo dificuldades para sobreviver, inclusive os que envolvem o ramo alimentício.
Isso porque, muitos restaurantes, lanchonetes, bares e similares estão fechados há meses ou estão com pouco movimento, já que as pessoas estão evitando sair de suas casas.
E nesse cenário tão complicado, uma alternativa que muitos estabelecimentos estão adotando é o delivery, isto é, o serviço de entrega em domicílio.
Afinal de contas, se os consumidores não estão indo até o seu estabelecimento para comer, leve a comida até eles!
Porém, nem todos os restaurantes, bares, lanchonetes e similares ofereciam delivery antes da pandemia e, por isso, o investimento neste serviço é uma grande novidade para muitos donos de negócio, algo que está sendo explorado só agora.
Sendo assim, nós separamos neste artigo dicas realmente úteis para te ajudar a divulgar seu delivery em meio à pandemia!
E o melhor é que essas dicas valem para todos os tipos de estabelecimentos gastronômicos, desde locais que vendem comidas tradicionais e estrangeiras como restaurantes peruanos, até os fast foods e food trucks.
Portanto, leia o artigo com atenção até o fim para colocar as dicas em prática e, assim, conseguir vender, mesmo nesse período complicado que estamos passando.
Índice
Dicas essenciais para divulgar seu delivery
Antes de darmos as dicas, um ponto fundamental que você precisa ter em mente para que as ações funcionem bem refere-se ao seu público-alvo.
Ou seja, você precisa pensar nele e em questões como hábitos, horários, gostos, vontades, etc. Dessa forma, as estratégias e ações serão muito mais assertivas.
Agora que você já está ciente sobre essa parte, vamos às dicas!
Marketing digital
Com as pessoas mais tempo em casa, o uso da internet tem sido cada vez maior, isso porque a população está acessando-a para trabalhar, estudar, ler notícias, comprar coisas, tirar dúvidas, entreter-se e muito mais.
Sendo assim, estar na internet e investir em estratégias de marketing digital é de suma importância.
Por exemplo, você pode investir em:
- Posts nas redes sociais, como o Facebook e Instagram;
- Vídeos no YouTube ou em outras plataformas;
- Anúncios (links patrocinados);
- E-mail marketing;
- E muito mais!
Todos esses canais geram oportunidades e possibilidades para divulgar produtos/serviços, oferecer descontos/cupons/promoções e interagir com os consumidores.
E, tratando-se de estabelecimentos gastronômicos, o uso de imagens e vídeos de qualidade é essencial para atrair uma nova clientela. Por isso, invista neles!
Atualmente existem milhões de pessoas que tem e utilizam o WhatsApp diariamente, ou seja, o app já faz parte da rotina de grande parte da população.
E, justamente por isso, investir em um atendimento via WhatsApp é uma ótima maneira para facilitar a comunicação com os clientes, divulgar coisas e claro fazer/agilizar pedidos.
O ideal é que o número do estabelecimento seja no WhatsApp Business já que esta ferramenta oferece mais possibilidades.
Fortaleça e divulgue os cuidados de higiene do seu estabelecimento
Muitas pessoas estão preocupadas e com receio de sair ou mesmo comprar online por conta pandemia de coronavírus.
Por isso, é importante que você divulgue e mostre que o seu restaurante, bar ou lanchonete, e claro, seus funcionários, estão seguindo todas as medidas de higiene, como usar máscaras, lavar as mãos com frequência, utilizar álcool em gel, etc.
Isso gera um pouco mais de tranquilidade ao consumidor e passa uma boa impressão a ele, que não tem porque não comprar do seu estabelecimento.
Peça que clientes divulguem o seu estabelecimento (e ofereça descontos/vantagens)
Por fim, peça ajuda a seus clientes para divulgar o seu estabelecimento e ofereça descontos/vantagens para que façam isso.
Por exemplo, você pode pedir ao seu cliente que, depois que o pedido chegar, ele poste uma foto no Facebook ou no Instagram, faça algum comentário e marque o perfil do seu estabelecimento.
Assim, você poderá repostar a publicação e mostrar que as pessoas estão comprando de você e gostando da comida que é vendida.
Hoje em dia, os depoimentos e as recomendações são bastante relevantes e costumam influenciar a compra de muitas pessoas.
E como falamos no início deste tópico, você pode oferecer descontos e vantagens para que os clientes façam essa divulgação. Ou seja, o consumidor que divulgar nas redes sociais, por exemplo, terá 10% de desconto no próximo pedido acima de R$20,00 ou ganhará uma sobremesa na próxima compra.
Isso ajuda a divulgar o seu estabelecimento, fortalece a relação com o consumidor e faz com que ele queira comprar novamente para ganhar o “prêmio” que ele tem direito.
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É Administrador, especialista em Estratégia e Marketing, e MBA em Gestão Empresarial. É colunista de diversos sites especializados no universo das compras online. Caçador de cupons de desconto, é co-fundador do Agora Cupom, portal gratuito de códigos promocionais de milhares de lojas virtuais.