Se você esta em busca de uma agencia de marketing para lhe auxiliar a aumentar as vendas, saiba que é importante ter sim um parceiro, mas você precisa dominar alguns conceitos para saber se os rumos de suas ações estão certas.
Neste artigo você aprenderá 5 maneiras para aumentar as vendas de sua loja virtual que você pode aplicar para ter resultados nos primeiros meses após a sua aplicação.
Índice
Antes de começar, esclarecendo sobre as plataformas
Essa é uma dúvida comum, pois muitos questionam qual a melhor plataforma para lojas virtuais.
Existem muitas plataformas no mercado, mas o que posso dizer é que você precisa procurar uma que permita flexibilidade quando precisar de recursos avançados e ao mesmo tempo praticidade para operar no dia a dia.
A adaptação sua é que irá dizer qual melhor plataforma a ser utilizada. É possível alavancar suas vendas utilizando plataformas com poucos recursos, mas, obviamente, se estiver em uma plataforma que permita aplicar técnicas avançadas com certeza terá mais possibilidades para aumentar os ganhos.
1 – Upselling – A mágica de aumentar o ticket médio das compras
O upselling é uma das mais poderosas estratégias para aproveitar mais do consumidor que seu e-commerce já possui.
Basicamente esta estratégia consiste em aumentar o ticket médio das vendas e é aplicada pelas mais conceituadas lojas virtuais do país, como Americanas, Casas Bahia e outras.
Consiste em oferecer no momento em que o cliente esta inserindo um produto no carrinho de compras um produto superior para que ele troque a compra.
Basicamente este produto superior se trata de uma embalagem maior ou algo que traga uma quantidade que compense, comparando o fator quantidade / preço.
Por exemplo, se esta a vender um amaciante de 1L, na hora de inserir no carrinho o e-commerce pode sugerir automaticamente a embalagem de 5L.
2 – Cross selling – A venda cruzada que aumenta o valor das vendas
O Cross selling também é uma estratégia voltada a aumentar o ticket médio das compras. Ela tem funcionamento parecido com a Upselling, mas com uma única diferença: Ao invés de ser ofertado ao cliente um produto superior é ofertado um produto complementar.
Se você acessar grandes e-commerces do país e inserir um notebook no carrinho de compras, ao inserir provavelmente será ofertado para você a licença do sistema operacional, ou a mochila, ou ainda um mouse diferenciado para você utilizar com seu novo notebook.
São produtos que estão relacionados ao que você esta comprando e que você tem uma grande tendência a comprar também.
O Cross selling se bem aplicado pode aumentar até 30% do faturamento de um e-commerce sem que ele tenha que aumentar seus investimentos em marketing digital.
3 – Tráfego Orgânico vindo do Google
Uma fonte de renda muito importante e que jamais deve ser esquecida para e-commerce é o tráfego vindo do Google.
Existem diversos casos de lojistas que cresceram assustadoramente porque conseguiram posicionar alguns de seus produtos entre os primeiros do Google.
É claro que a cada dia que passa se torna mais competitivo se posicionar em meio a grandes lojas virtuais, mas ainda é perfeitamente possível.
Uma boa consultoria em seo pode te ajudar a ter resultados expressivos em seu projeto.
4 – ChatBot
Embora nem todos os casos seja possível por conta do volume, o fato é que muitos lojistas começam com este tipo de atendimento ao cliente e acabam por conseguir converter bem mais vendas.
Mas é preciso avaliar caso a caso, pois esta ação demanda um volume de trabalho manual e é preciso mensurar investimento x retorno.
Este tipo de atendimento também tem outras vantagens se usado de forma estratégica: avaliar quais as principais dúvidas dos clientes para que possam ser incorporadas nos descritivos dos produtos.
Isso com o tempo torna o cadastro de seus produtos mais completo e diminui um pouco o volume de atendimentos / dúvidas.
5 – Outlets
Um outro tipo de ação que pode aumentar as vendas de seu e-commerce é a realização de outlets.
Mas para que seja efetiva precisa ser bem estruturada sua campanha. É preciso usar o gatilho da antecipação para gerar expectativa.
Outros elementos precisam também ser usado, como indicadores grandes no site, escassez (por quantidades limitadas) e também o gatilho da urgência (por período pré-determinado).
Este tipo de ação gera um movimento muito grande e muitas das vendas são realizadas com valor agregado, de clientes que aproveitam para comprar junto outros produtos.
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É Administrador, especialista em Estratégia e Marketing, e MBA em Gestão Empresarial. É colunista de diversos sites especializados no universo das compras online. Caçador de cupons de desconto, é co-fundador do Agora Cupom, portal gratuito de códigos promocionais de milhares de lojas virtuais.