Em tempos de quarentena, mais pessoas precisam se adaptar ao home office. Confira 10 dicas que irão te ajudar a escolher o melhor lugar da casa para trabalhar, além de aumentar seu conforto e produtividade durante o período.
Com a pandemia causada pela COVID-19 e a necessidade de distanciamento social, a solução encontrada por muitas empresas foi adotar o home office. Apesar de algumas organizações já oferecerem a possibilidade de trabalhar em casa algumas vezes ao mês, o sistema ainda não era muito popular no Brasil.
Para ter uma experiência melhor ao longo do período, criar um espaço específico para trabalhar é uma boa solução. Com uma mesa adequada, cadeiras ergonômicas e outros acessórios, a jornada se torna mais produtiva e menos cansativa.
Muitas pessoas precisaram se adequar a essa nova realidade. Por isso, dicas de como adaptar um espaço do lar para se transformar em escritório podem ser úteis. Afinal, trabalhar um dia no sofá e outro na mesa de jantar pode ser exaustivo ao longo desse período de isolamento.
Índice
1. Iluminação
Antes de falar da estrutura, um dos primeiros pontos que devem ser avaliados é a iluminação. Ambientes claros e com luz natural ajudam a manter a produtividade, enquanto uma luminosidade amarelada leva ao relaxamento. Avalie qual o melhor lugar nesse quesito em sua residência.
2. Temperatura
Ao longo do dia, a temperatura costuma variar. Trabalhar próximo a uma janela é ideal no sentido de iluminação, mas é preciso analisar se haverá entrada de calor com o passar das horas, deixando o ambiente abafado. Se for o caso, veja a posição do Sol e se organize da melhor forma para que ele não atrapalhe.
O ar-condicionado ou ventilador também são boas soluções para esses casos, pois, assim como no escritório, uma temperatura inadequada pode ser desconfortável. Manter uma boa ventilação no local escolhido também é essencial.
3. Cadeira ergonômica
Quem passou os primeiros dias de home office variando entre o sofá e a mesa da sala, sabe a falta que uma cadeira adequada faz na hora de produzir. Elas podem até passar despercebidas na rotina empresarial, mas seu conforto é essencial para manter o rendimento. Uma boa cadeira vale o investimento e, ainda, evita dores nas costas.
4. Mesa adequada
Ter uma mesa exclusiva para trabalhar em casa é essencial. Ela não precisa ser grande ou a mais cara do mercado, mas deve satisfazer as necessidades do dia a dia. Assim, é possível organizar um espaço totalmente focado no trabalho: com o computador, caderno de anotações, canetas e outros acessórios.
5. Acesso de qualidade ao Wi-Fi
Nem sempre a Internet funciona com qualidade em todos os cômodos. Por isso, ao escolher o lugar do seu novo escritório, verifique se o Wi-Fi opera de maneira satisfatória. Afinal, uma Internet lenta pode dificultar muito a vida do trabalhador.
6. Plantas
Sabia que ter uma planta ou folhagens próximo ao local de trabalho aumenta a produtividade em 6% e a criatividade em 15%? Os dados são da Human Spaces e esse tipo de impacto é uma vertente de estudo conhecida como neuroarquitetura. Então, por que não trazer um pouco de verde para o seu ambiente?
7. Decoração
Manter um espaço organizado também ajuda no desempenho, uma vez que evita distrações. Para deixar o local com mais personalidade, objetos de decoração e com valor sentimental são boas escolhas.
8. Silêncio
Trabalhar em casa é algo novo para muitas pessoas e pode ser comum que nos primeiros dias seja difícil separar o horário de trabalho. Isso pode afetar, especialmente, a relação com os outros moradores, então escolher um lugar silencioso e mais reservado é uma boa saída.
Como o barulho e os ruídos podem desconcentrar, outra alternativa é ouvir música durante as atividades, principalmente, se já for um hábito. O efeito da música e de outras pessoas conversando é bem diferente e pode ser uma boa escapatória da dispersão.
9. Reutilização de itens
Depois de seguir todas as dicas sobre como encontrar o melhor lugar da sua casa para montar o novo escritório, veja quais itens possui. Perceba se existe uma mesa que pode ser aproveitada, plantas, cadernos de anotação, canetas e outros produtos que podem ser úteis. Assim, você economiza e coloca o que estava parado em uso.
10. Garimpo
Depois de analisar o que já possui, pode ser necessário adquirir alguns itens, como uma mesa ou uma luminária. Procurar objetos de segunda mão é uma boa opção para quem quer economizar. Em tempos de quarentena, muitos estão praticando o desapego e oferecendo produtos com preços competitivos.
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É Administrador, especialista em Estratégia e Marketing, e MBA em Gestão Empresarial. É colunista de diversos sites especializados no universo das compras online. Caçador de cupons de desconto, é co-fundador do Agora Cupom, portal gratuito de códigos promocionais de milhares de lojas virtuais.