Como todo empreendedor antenado nas atualidades relacionadas ao marketing digital, muitos deles investem em disponibilizarem plataformas online para representá-los no mundo digital.
São criados sites, blogs, páginas próprias para empresas nas redes sociais como Facebook e Instagram, ou até mesmo a adaptação para redes de mensagens instantâneas como o Whatsapp e Skype, além do próprio e-mail.
Muitos possuem o básico para se envolverem no mundo digital, que no caso seria criar um site para ser o representante virtual da sua empresa.
Entretanto, muitos não sabem por onde começar para monetizar as postagens, qual tipos de postagens devem ser elaboradas, quais horários e em quais momentos devem ser postadas, como engajar o site e muitas outras questões.
Hoje nesse artigo do Hospedagem de sites você entenderá como é o funcionamento de um site e como o mesmo pode se tornar um lucro para sua empresa através da monetização das suas publicações, interações e demais ações na plataforma.
Entenda primeiro como seguem os padrões de desenvolvimento dos sites atualmente e depois confira as dicas infalíveis e indicadas por muitos profissionais. Veja também o método de monetização criado pelo Google, chamado Google Adsense.
Índice
O que é monetização de sites?
Monetização de sites é um termo muito utilizado, principalmente em artigos e finanças relacionadas a plataformas digitais, entretanto, poucas pessoas realmente sabem o seu significado e como ele age para garantir um lucro gerado pela internet.
A monetização está relacionada à meios de conceber lucros através de publicações ou posts, textos, artigos, fotos, informações, bens, serviços, e muitos outros em qualquer canal que seja executado. Neste artigo, será exemplificado aos meios através de sites online.
Podem ser geradas através da inserção de anúncios, links, vídeos, ou qualquer tipo de parceria que é feita pelo dono do site e o anunciante ou contratante.
Em casos de anúncios, são feitas a distribuição dos mesmos nos sites de acordo com a seleção de algum canal (por exemplo o Google Adsense), ou por escolha do próprio proprietário quando o anúncio possui relação direta com os conteúdos abordados no site, para que então sejam publicados e por cada reprodução por um visitante, ambos recebem dinheiro em troca.
Quando posso começar a monetizar meu site?
Apesar de não ser indicado para alguns casos, não existe um número concreto de acessos, visitas e interações em seu site para que você comece a monetizar e criar uma visão de obter lucros com ele, entretanto, é importante se certificar de alguns fatores que podem atrapalhar e acabar tornando uma perda de tempo.
Obtenha um tráfego constante de postagens, mesmo que não possua inúmeros visitantes, garanta que os que já te acompanham sejam fixos. Isso só se dá através de publicações, interações e participação no site de forma ativa, se eu site for “morto” não terá razão para querer obter lucros com ele.
Invista sempre em métodos para aumentar o número de visitantes, gere engajamento para seu site e assim será vantajoso obter os anúncios nele, uma vez que você se preocupe em gerar o crescimento constante.
Principais formas de monetizar seu site:
Existem diversos programas que trabalham como afiliados para garantir e gerar monetização de sites e blogs, devido a isso, antes de decidir analise o que melhor se encaixa com o seu propósito e qual será mais benéfico para ambas as partes.
Saiba que em caso de anúncios, eles devem ser integrados às informações e conteúdos presentes no site, para que seja algo espontâneo para o usuário que está acessando, e assim gere interesse na reprodução.
Alguns meios de gerar monetização em sites são:
- Geração de tráfego para outros sites;
- Venda de infoprodutos, produtos físicos ou serviços (até cursos);
- E o principal, publicação de anúncios de parceiros no site.
Porém, como já dito anteriormente, é necessário muito mais que apenas escolher um método e iniciar seu investimento, sem realmente analisar os fatores e como serão direcionados. Veja algumas dicas e faça um estudo em cima antes de escolher.
Torne-se um freelancer do seu conteúdo: Caso seu site seja feito para postar seus conteúdos de publicações, textos, ou qualquer item relacionado a criação, aproveite esse meio para gerar a comercialização dos seus conteúdos, divulgue em seu próprio site e a partir dele venda conteúdos para outras pessoas utilizarem, como um freelancer. Esse método é muito utilizado principalmente quando se trata de blogs, são as chamadas “blogueiras”, e com o crescimento das suas experiencias e maior credibilidade, os preços tendem a aumentar também. De acordo com o Glassdoor, um freelancer mediano nos Estados Unidos ganha em média 40 mil dólares por ano. É um bom negócio, não acha?
Venda produtos: Muitos proprietários de sites investem na elaboração de produtos para que sejam oferecidos em sua própria plataforma. São formas de estimular o interesse e permanência do usuário no seu site. O E-book é um exemplo perfeito, não é necessário muito investimento para que seja disponibilizado, é um meio que chama atenção dos usuários por ser uma “amostra” do seu conteúdo em um livro online, aliás, muitos tendem a priorizar a compra de E-books do que do próprio conteúdo, para isso conheça seu público, as carências que eles aparentam sobre suas publicações e principalmente suas dicas e reúna tudo em um livro online, faça a divulgação em cima disso e aproveite. Se você vender o E-book disponibilizando para o Kindle da Amazon, você possui 70% dos lucros e quanto mais vende, mais visibilidade possui;
Cursos: Diferente do que muitas pessoas imaginam, não é necessário uma equipe gigantesca para produzir e ministrar um curso online, é necessário que primeiramente você estude e aprenda as técnicas que são utilizadas para a elaboração, mas que principalmente, você tenha conhecimento a mais para oferecer para seus usuários e assim invista em divulgar os benefícios de quem adquire seu curso;
Google Adsense: Por último, mas o mais importante, acessível, rápido e fácil de receber monetização em seu site é através da ferramenta criado pelo Google, o Google Adsense. O método de funcionamento dessa plataforma é a distribuição dos anúncios são feitos a partir de dois caminhos: O primeiro é exibir nas páginas de respostas do Google e o outro é vincular os anúncios na rede de display, no qual vão estar disponíveis para os anunciantes e passa a ser escolhido dentre os parceiros inscritos no Google Adsense, a partir daí, o próprio Google filtra e seleciona o melhor anúncio para ser contextualizado em seu site, com o seu conteúdo. A monetização é feita através do CPC, ou seja, “Custo por clique”, como o mesmo nome já diz, o lucro é determinado pelo número de alcance, ou cliques recebidos no anúncio e o dono do site recebe uma parcela do valor pago pelo anunciante, o pagamento é feito em dólares e convertido em reais, depositado em um banco de sua preferência, uma vez por mês. Escolha parcerias benéficas para o seu site e conecte os anúncios com o seu conteúdo e principalmente com o seu layout.
O método de funcionamento dessa plataforma é a distribuição dos anúncios são feitos a partir de dois caminhos: O primeiro é exibir nas páginas de respostas do Google e o outro é vincular os anúncios na rede de display, no qual vão estar disponíveis para os anunciantes e passa a ser escolhido dentre os parceiros inscritos no Google Adsense, a partir daí, o próprio Google filtra e seleciona o melhor anúncio para ser contextualizado em seu site, com o seu conteúdo.
A monetização é feita através do CPC, ou seja, “Custo por clique”, como o mesmo nome já diz, o lucro é determinado pelo número de alcance, ou cliques recebidos no anúncio e o dono do site recebe uma parcela do valor pago pelo anunciante, o pagamento é feito em dólares e convertido em reais, depositado em um banco de sua preferência, uma vez por mês.
Escolha parcerias benéficas para o seu site e conecte os anúncios com o seu conteúdo e principalmente com o seu layout.
Conclusão
Existem inúmeros métodos e caminhos para tornar o seu site um meio de lucrar e ser sua renda. Foque nos que você mais se identificar e os que possuírem mais vantagens sobre o seu site e sobre seus conhecimentos na área.
Lembre-se que tudo é um investimento e que pode ser a longo prazo, mas não desista e foque no seu objetivo diariamente, e assim receba seus resultados.
Conteúdo produzido pela Agência WebTrends.
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É Administrador, especialista em Estratégia e Marketing, e MBA em Gestão Empresarial. É colunista de diversos sites especializados no universo das compras online. Caçador de cupons de desconto, é co-fundador do Agora Cupom, portal gratuito de códigos promocionais de milhares de lojas virtuais.