Os termos logo, logotipo, marca e logomarca ainda geram muita confusão, especialmente entre pessoas leigas no assunto. No entanto, mesmo os profissionais do marketing mais experientes confundem esses conceitos.
Essa confusão não é de todo injustificada. As diferenças entre esses conceitos podem parecer, realmente, bastante sutis. Contudo, há muitas especificidades em torno das ideias de logomarca ou logotipo, que as diferenciam bastante.
Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos de maneira detalhada as diferenças entre os conceitos de logo, logotipo, marca e logomarca. Para saber mais, basta prosseguir na leitura!
Índice
Entendendo a diferença entre marca e logomarca
Conforme já mencionamos, as confusões geradas em torno desses termos se devem tanto à semelhança dos termos, quanto às diferenças sutis entre eles.
Podemos observar esses dois aspectos ao tentar entender as diferenças entre marca e logomarca.
O conceito de marca
Comecemos explicando o que seria uma marca ou brand, como também é conhecida. Esse conceito remete a todos os elementos por meio dos quais é possível identificar uma empresa.
Entre esses elementos, podemos indicar símbolos, slogans, logotipos e cores que os compõem.
A marca remete também a nomes e mensagens específicas, que transmitem determinadas emoções ao público-alvo.
De acordo com Philip Kotler, a marca se caracteriza por remeter a pelo menos seis níveis distintos de significados. Estes são os atributos, a cultura, os benefícios, os valores, os usuários e a personalidade de uma empresa.
Logomarca
Já o termo logomarca sequer é aceito como um conceito por profissionais da publicidade e do design.
De fato, a expressão logomarca é mais comumente utilizada por pessoas leigas no assunto, sendo considerada um neologismo. Isso porque ela une em uma mesma palavra a ideia de logo e marca, o que gera bastante confusão.
É comum, por exemplo, que clientes se refiram à determinada “logomarca de loja” ou a uma “logomarca famosa”.
Na internet, o temo “criação de logomarca” ocupa de lugar de destaque nas buscas relacionadas ao assunto. Esse tipo de comentário nos faz pensar que o termo logomarcas remete a uma confusão com o conceito de logotipo.
As diferenças entre logo e logotipo
Há ainda diferenças significativas entre os conceitos de logo e logotipo. Comecemos explicando o conceito de logo.
Logo
O termo logo advém do grego e significa conceito. A palavra grega que expressa essa ideia é “logos” e faz referência a qualquer ideia precisa que se faça sobre algo.
Dito de outro modo, essa palavra remete ao significado de algo, sem que haja uma concretização dessa mesma ideia.
Logomarca
Já o conceito de logotipo remete a um símbolo, a uma imagem gráfica do conceito.
De fato, o termo grego “typos” quer dizer justamente figura, a imagem ou símbolo representativo de algo.
No caso do logotipo, podemos defini-lo como sendo a representação gráfica de uma marca, considerando o nome fantasia pelo qual ela é conhecida.
Por meio do logotipo, pode-se passar determinada imagem ou emoção, haja vista, que ele é composto por cores e símbolos.
Por isso mesmo, falamos que a expressão “logomarca” é, na realidade, um neologismo para o termo “logotipo”.
Entre os logotipos mais famosos do mundo, podemos indicar o da Coca-Cola, do Google e da Microsoft. Essas representações costumam ter fontes e cores características. No Brasil, os logotipos devem ser registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o INPI.
Diferenciando os conceitos de Logo, Logotipo, Marca e Logomarca
À vista do que foi dito, podemos perceber que, realmente, existem muitas diferenças entre esses termos, tantas vezes confundidos.
Ademais, enfatizamos a importância de se entender que o termo “logomarca” é incorreto, na medida em que não é reconhecido pelos profissionais da área por remeter à ideia de logotipo.
E você, já conhecia as diferenças entre cada um desses termos? Compartilhe seus conhecimentos sobre esse assunto! E se precisar de uma empresa especializada, conheça a Sagicapri.
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É Administrador, especialista em Estratégia e Marketing, e MBA em Gestão Empresarial. É colunista de diversos sites especializados no universo das compras online. Caçador de cupons de desconto, é co-fundador do Agora Cupom, portal gratuito de códigos promocionais de milhares de lojas virtuais.