Instagram é uma ótima plataforma para mostrar seus produtos, serviços e negócios em geral. Hoje é absolutamente possível economizar seu orçamento de marketing no Instagram e melhorar seu engajamento em sua conta usando apenas ferramentas e técnicas de marketing gratuitas nativas da plataforma!
A ironia é que as pequenas empresas costumam gastar a maior parte de seu orçamento de marketing onde, na verdade, alguns dos melhores e mais úteis métodos são totalmente gratuitos! Para ajudá-lo a começar e economizar algum dinheiro, compartilhamos as melhores dicas de marketing do Instagram, ferramentas gratuitas e técnicas que você pode usar em sua estratégia hoje! Interessante? Então inscreva-se em nós, nós sabemos muito 🙂
Índice
Sugestão de Marketing de Instagram Gratuito
Crie uma biografia empresarial no Instagram que seja notada
A bio é a primeira sessão que alguém vê ao descobrir sua página. Você precisa chamar a atenção deles e ao mesmo tempo se destacar com sua personalidade.
Criar a melhor biografia do Instagram para obter seguidores usando todas as técnicas e recursos mais recentes.
No Instagram, você tem apenas 150 caracteres para:
- Explique o seu negócio
- Chame os leitores à ação
- Mostre alguma personalidade
- Incluir palavras-chave
- Adicionar uma hashtag
- Oferecer prova social
- Direcione seu público
- Converta visitantes em seguidores ou clientes
Analise seu canal para criar um equilíbrio entre produto e estilo de vida
Cada pequena empresa ou startup que conhecemos tem muito orgulho de seus produtos e serviços. Mas quando se trata de promoção no Instagram, a linha tênue é quebrada entre mostrar seus produtos e vender agressivamente. É muito importante dar uma olhada “secundária” na aparência atual do seu perfil e como você gostaria que ele se parecesse no futuro – isso o ajudará a determinar onde há oportunidades para incluir outros tipos de conteúdo.
Lembre-se de que o Instagram é principalmente uma plataforma social e depois um meio de publicidade. Portanto, se você deseja aumentar seus seguidores e vender mais produtos, deve encontrar um equilíbrio entre mostrar seu produto e respeitar o papel social do Instagram.
Tente planejar postagens com uma mistura simples de diferentes tipos de conteúdo: por exemplo, se você vende bolsas de couro para mulheres de negócios, pode ser necessário equilibrar seu feed com fotos de uma cidade movimentada, fotos de mulheres em movimento ou no trabalho e fotos de seus produtos. Dessa forma, você pode criar uma proporção de 1: 3 – para cada três “outras” fotos de estilo de vida ou estilo de vida em sua grade, você pode incluir uma imagem nítida do produto.
Use as stories do Instagram para apresentar o seu negócio
Seus seguidores são perspicazes e curiosos e querem saber mais sobre sua marca! Portanto, simplesmente apresentar seus produtos com fotos em seu canal não é suficiente – eles querem ver seus produtos, marca e negócio “por dentro”. Seguidores estão quase sempre interessados em como seus produtos são feitos, quem são as pessoas por trás do negócio, então reserve um tempo para compartilhar essas informações com eles.
Isso não só abre grandes oportunidades para a criação de conteúdo envolvente que seus seguidores vão adorar, mas também oferece outra maneira de apresentar seus produtos e serviços de forma indireta. Instagram Stories é a melhor oportunidade para isso. Clipes de vídeo curtos fornecem uma compreensão rápida e fácil de sua vida diária de negócios. Mostre o lado errado do seu negócio.
CONTE A HISTÓRIA DE SUA MARCA Não tenha medo de dizer a seus seguidores como, quando e por que você queria começar seu negócio. Conte a eles sobre sua luta por um lugar ao sol e do que você se orgulha hoje.
Use hashtags de marca para se destacar
O Instagram é uma plataforma altamente competitiva e pode ser difícil para as pequenas empresas que estão apenas começando a conquistar o Insta serem notadas. Mas, como os negócios off-line, o boca a boca realmente ajuda a construir uma boa reputação. E uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é construir uma comunidade de seguidores interessados e uma hashtag para espalhar a marca! Essa é uma das maneiras mais fáceis de fazer com que seu público e clientes falem em nome de sua marca. Se seus seguidores compartilharem amor pelos seus produtos, você logo verá uma diferença no número de seguidores e nas vendas!
Ajude uma sessão de perguntas e respostas com seu público
Não há melhor maneira de conhecer seu público do que ouvir perguntas sobre sua marca, negócio e produtos. E para ajudá-lo a se conectar mais de perto com seus clientes, você pode criar uma sessão de perguntas e respostas no Instagram!
Essa oportunidade é fornecida em stories e simplifica muito a coleta das perguntas para o seu público. Além disso, com essa experiência, você pode organizar o Instagram Live para que seus seguidores possam fazer perguntas pessoalmente! As sessões de perguntas e respostas não são apenas uma ótima maneira de explorar seu público enquanto interage com ele, mas também uma maneira fácil de apresentar novas coleções, ofertas em alta ou mesmo produtos de baixo interesse para o público.
Marketing Instagram: Planeje projetos juntos com outras marcas
Criar parcerias no Instagram é uma ótima ideia de promover seus produtos para um novo público de forma fácil e barata. Embora envolver blogueiros e influenciadores muitas vezes custe dinheiro, conectar-se com pessoas que pensam como você e negócios complementares não deve prejudicar seu orçamento. Encontre uma marca com a qual gostaria de colaborar no Instagram, você pode criar sessões no Instagram Stories Live juntos e convidar ambos os públicos para sintonizar em uma discussão em ambos os setores. Depois de encontrar o parceiro certo, os benefícios mútuos para ambas as partes são infinitos!
Torne-se um líder em sua área
O Instagram agora é um ótimo lugar para promover seus produtos e um ótimo lugar para compartilhar informações. Ao se tornar um líder do setor em seu segmento, você já estará um largos passos à frente de seus concorrentes, enquanto seguidores e clientes em potencial recorrem a você em busca de conselhos e orientação.
Uma maneira de progredir é dar acesso a informações e recursos: você pode criar e-books ou guias gratuitos, escrever posts úteis e compartilhá-los em seu feed ou criar conteúdo prático regularmente no Instagram Stories ou IGTV. O objetivo é orientar seus seguidores para que saibam que quando virem suas histórias ou visitarem sua página de perfil, eles sempre encontrarão conteúdo relevante e útil!
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É Administrador, especialista em Estratégia e Marketing, e MBA em Gestão Empresarial. É colunista de diversos sites especializados no universo das compras online. Caçador de cupons de desconto, é co-fundador do Agora Cupom, portal gratuito de códigos promocionais de milhares de lojas virtuais.