Saiba como funciona a garantia estendida para eletrodomésticos e qual é a sua importância
Muitas pessoas têm medo de adquirir um novo eletrodoméstico e notar que ele apresenta algum problema ou defeito, pois isso pode significar gastos com reparo ou até troca do equipamento.
No entanto, há um tipo de serviço que protege contra esse tipo de problema: a garantia do aparelho. Ela tem uma duração padrão e cobre determinados defeitos, dependendo do tipo de produto.
Mas você sabia que é possível estender essa proteção? É isso que a garantia estendida faz. Neste artigo, você vai entender se vale a pena optar por essa extensão e quais os cuidados na hora dessa escolha.
Para freezer, televisão, máquina de lavar e outros eletrodomésticos: verifique se a garantia estendida vale a pena!
Índice
O que é garantia estendida de eletrodomésticos?
A garantia estendida é, como o nome sugere, uma forma de aumentar a garantia de um produto. Ou seja: se a garantia padrão de determinado produto é de 1 ano, é possível adquirir uma estendida que cubra defeitos por até 2, 3 ou mais anos.
O tempo de cobertura varia muito dependendo do aparelho em si, da marca e da faixa de preço da garantia. No entanto, ela sempre estende a proteção do aparelho por mais tempo do que o padronizado.
Benefícios da garantia estendida
Existem vários benefícios quando se pensa em estender a garantia do seu produto. O mais claro é a proteção adicional que isso confere, permitindo que o usuário gaste menos dinheiro, no fim das contas.
Isso porque os gastos com a extensão da garantia podem até ser menores do que os gastos de substituição do aparelho. Por isso, muitas pessoas preferem não arriscar e ampliam a sua garantia pelo maior tempo possível.
Isso dá um pouco mais de segurança ao usuário, que pode comprar seu produto com mais tranquilidade, uma vez que terá a solução para seus problemas caso seu eletrodoméstico venha a ter problemas.
Exemplo prático de garantia estendida
Veja este exemplo bem prático: se uma pessoa compra um eletrodoméstico por R$ 400,00 e, depois de 2 anos de uso, esse aparelho quebra e é preciso substituí-lo, será preciso gastar outros R$ 400,00. Contudo, caso o usuário tenha pago uma garantia estendida no valor de R$ 150,00, ele acabará economizando.
Ou seja: no primeiro caso, em que a pessoa teve que trocar o aparelho, por exemplo, um freezer, ela gastou R$ 800,00 no total (R$ 400,00 do aparelho antigo e R$ 400,00 do novo). Porém, com a extensão da garantia, ela gastou R$ 550,00 (R$ 400,00 do aparelho e R$ 150,00 da garantia).
Isso mostra que, ainda que possa ocorrer um gasto inicial maior, a longo prazo, pode haver economia. Basta avaliar o preço da extensão de garantia e o que ela oferece em relação ao produto.
Coberturas da garantia estendida
Cada tipo de garantia é única e pode variar em função de muitos critérios. Alguns são: a marca do produto, o modelo do aparelho, a empresa que oferece a garantia, o custo desse tipo de serviço, entre vários outros fatores.
Um tipo de cobertura bem comum na garantia estendida é o de defeitos de fabricação. Por exemplo: se houve erros ao fabricar um produto, a empresa precisa fazer o seu reparo.
Além disso, a garantia pode contar com a assistência técnica. Por exemplo: se uma geladeira teve problemas, é possível agendar a visita de um técnico, que verificará quais peças estão com problemas e realizar o conserto.
Vale notar, no entanto, que a garantia pode ou não cobrir todos os custos com mão de obra e peças. Em alguns casos, ela pode cobrir os custos apenas da mão de obra. Em outros, pode cobrir apenas o das peças. Mas, em alguns casos, a cobertura é integral.
Se nenhum tipo de conserto funcionar, uma possibilidade é a troca do equipamento sem custo adicional. Isso é algo muito vantajoso para o consumidor, que recebe um produto novo em folha, sem nenhum tipo de problema. Nesses casos, o custo da garantia costuma ser menor do que o do novo produto, ainda mais se você contratá-la através de promoções oferecidas pelas empresas como um Cupom de desconto Brastemp!
Vale a pena adquirir uma garantia estendida?
Não há uma resposta clara sobre se vale a pena ou não fazer uma garantia estendida. E isso por um motivo muito simples: cada garantia vai variar no período adicional, no tipo de cobertura e vários outros critérios.
Por isso, o principal é que você leia atentamente o contrato para entender em quais casos esse serviço se aplica. Não tenha medo de pedir ajuda a algum amigo que entenda mais de eletrodomésticos do que você. Desse modo, você saberá de maneira concreta tudo o que esse serviço pode te oferecer.
Além disso, é importante saber mais sobre a reputação da empresa que está prestando esse serviço. Ela é confiável? Tem muitos problemas reportados no Reclame Aqui? Seu atendimento é de qualidade? Na internet, é possível adquirir muitas dessas informações de maneira rápida.
Sabendo de todos esses fatores, é possível fazer a escolha com mais inteligência e evitar desperdício de dinheiro. Caso a garantia estendida apresente benefícios que justifiquem o valor, então, ela valerá a pena!
Perguntas Frequentes
Uma garantia estendida de eletrodomésticos é um tipo de seguro que oferece proteção adicional além da garantia padrão do fabricante. Ela cobre reparos e substituições de peças por um período mais longo do que a garantia original.
Ao adquirir uma garantia estendida, você pode desfrutar de maior tranquilidade, pois estará protegido contra custos inesperados de reparo ou substituição após o vencimento da garantia original do fabricante. Isso pode ajudar a evitar gastos significativos e proporcionar maior durabilidade aos seus eletrodomésticos.
Web Stories Frequentes
Estudante de Sistemas de Informação, caçador de cupons e apaixonado por tecnologia. Escrever é um grande gosto e prazer, onde na escrita procuro experiências para meu crescimento profissional. Redator do Agora Cupom, portal gratuito de códigos promocionais de milhares de lojas virtuais.